No dia a dia de uma cozinha, sempre sobra um pouco de comida que pode ser guardada.
Pensando nisso, é preciso contar com recipientes adequados para esse armazenamento, sempre prestando muita atenção ao material com que são feitos.
Potes plásticos contêm bisfenol, ou BPA, que é um composto orgânico sintético utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. Estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo, a substância pode afetar o sistema endócrino alterando a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo, trazendo danos à saúde.
Hoje já é possível encontrar potes e plásticos com o termo BPA free, isso quer dizer que não possuem esse composto, mesmo assim o plástico conta com outras substâncias tóxicas presentes sem ser o bisfenol, por isso os potes de vidro ou inox seriam os ideais para o armazenamento.
Caso não consiga guardar o alimento em um pode de inox ou vidro, espere o alimento esfriar antes de armazenar, pois o aquecimento libera ainda mais toxinas para os alimentos, a mesma coisa vale para aquecimento em microondas.
As garrafinhas de água de plástico também liberam toxinas o ideal é substituir por uma de inox ou vidro.
Outra coisa que é preciso prestar atenção é na utilização das panelas. As de alumínio ou teflon liberam metais tóxicos para os alimentos e esses metais podem se alojar no nosso cérebro, alterando a nossa capacidade de memória, de ter atenção ou de ficar hiper ativo, podendo ainda acumular no osso favorecendo a perda de massa óssea, se depositar nos rins, no fígado prejudicando o funcionamento adequado do seu organismo como um todo.
Algumas opções de substituição seriam as de cerâmica, vidro, aço cirúrgico ou de inox.
Cada tipo de toxina a que somos expostos vão se somando ao longo ao longo da vida. A predileção de todas as toxinas é se armazenar no nosso tecido adiposo e quando você deseja emagrecer tem que lembrar que o processo de emagrecimento em si já liberará uma quantidade de toxinas armazenadas.