27 de abril de 2022

Ômega 3 – O Melhor Suplemento do Mundo

Ômega-3
Tempo de Leitura : 3 minutos

O Ômega 3 é sem dúvida um dos suplementos com o maior nível de evidência científica do mundo.

É um tipo de gordura poliinsaturada que atua na construção das membranas que protegem as células, na formação de hormônios, na saúde do intestino, na proteção cardiovascular e cerebral.

E dos inúmeros benefícios do Ômega 3 os principais são as atividade anti-inflamatória e antioxidante.

O ômega 3 é composto por três ácidos graxos, sendo eles o Ômega 3 EPA e DHA que são de origens marinhas e o ALA de origem vegetal.

Esse nutriente pode ser encontrado com facilidade nos peixes vindos de águas frias, sendo a sardinha e o salmão as suas principais fontes.

O ALA é encontrado em fontes vegetais, como sementes de linhaça e chia.

A linhaça fornece um alto teor de ômega 3, sendo que cada colher de sopa de óleo de linhaça contém cerca de 6.900mg de Ômega 3, que é muita coisa. Porém em forma de ALA, que precisa ser convertido para EPA e DHA.

O nosso corpo até consegue converter ALA em EPA e DHA (que são os mais úteis para o organismo), mas com uma taxa de eficácia muito baixa, estudos demonstram que o ser humano converte cerca de 1% do ALA em EPA e DHA, Ou seja, 99% do ALA talvez não sejam utilizados como fonte de ômega 3.

A maioria dos óleos vegetais como soja, milho, canola são ricos em ômega-6 e a maior parte dos produtos industrializados apresentam alta concentração deste tipo de gordura, sendo que este nível de ômega tem um perfil mais inflamatório.

As duas classes de ácidos graxos poliinsaturados, ômega-3 e ômega-6 são metabolicamente diferentes e possuem funções fisiológicas opostas, deste modo o equilíbrio nutricional é importante para conseguir a homeostase e o desenvolvimento normal do organismo.

BENEFÍCIOS EPA e DHA

O EPA e o DHA trabalham juntos para manter a boa saúde em todos os estágios da vida.

Entre seus benefícios mais reconhecidos está a proteção da saúde cardiovascular, ocular e cerebral.

Pensou em DHA cabeça, cérebro, parte ocular. Pensou em EPA corpo.

Com o uso de ômega 3, temos um efeito benéfico do EPA e do DHA na redução do processo inflamatório sistêmico.

A baixa ingestão de ômega 3 está associada à aceleração do processo de envelhecimento e aumento do risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares e neurodegenerativas.

EPA

O EPA (ácido eicosapentaenoico) regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, sendo indicado principalmente para a função cardiovascular, conforme abaixo:

  • Reforça a parede das coronárias, evitando o estreitamento delas.
  • Na Redução das concentrações de colesterol LDL;
  • Melhora o HDL
  • Na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos,
  • Na participação como componentes estruturais das membranas celulares;
  • Hipertensão;
  • Coagulação sanguínea
  • Diminuição dos sintomas de artrite e reumatoide.
  • Imunidade;

De forma indireta o EPA também atua no cérebro, pois a partir do momento que ele age no intestino auxiliando na modulação intestinal ele irá atuar no organismo como um todo.

 DHA

O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é uma substância fundamental no cérebro e é indicado principalmente para a função neurológica, pois entra rapidamente nas células cerebrais nutrindo o cérebro.

As propriedades do DHA são neuroprotetores e possuem propriedades antioxidantes, tendo ação contra danos causados pelos radicais livres, e ainda, a presença dessa substância contribui para a resistência e integridade dos neurônios, diminui a agregação plaquetária, e melhora à circulação desse sangue próximo aos neurônios.

Ele promove uma ativação mitocondrial que por sua vez promoverá a ativação do BDNF que é o fator neurotrófico derivado do cérebro e isso melhoram a função cognitiva e plasticidade cerebral.

Além disso, esse nutriente melhora efetivamente a memória, pois ajuda a formar e protege uma estrutura do nosso cérebro que chamamos de bainha de mielina, melhorando a condução do impulso nervoso e impedindo a degeneração dos neurônios.

Com velocidade e precisão a bainha de mielina permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa, porém, quando lesionada, os nervos não conduzem os impulsos de forma adequada.

O DHA representa uma porcentagem muito grande da gordura do nosso cérebro melhorando a cognição, capacidade de concentração, melhora do humor, a motivação e a velocidade de reação, neutralizando o estresse e prevenindo doenças degenerativas cerebrais (como Alzheimer e Parkinson).

O DHA também é utilizado na prevenção e auxilio a tratamentos em distúrbios oculares e é muito importante para a reconstituição e saúde dos olhos, pois também é encontrado na retina.

Escrito por:

Picture of Mirian Cavalin

Mirian Cavalin

Compartilhe este post

Categorias