28 de abril de 2022

10 Dicas Para Emagrecer Com Saúde e Segurança

Reportagem RICTV Record - Entrevista nutricionista Mirian Cavalin
Tempo de Leitura : 4 minutos

Muito além de questões estéticas, a perda de peso tem relação direta com saúde e qualidade de vida.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde – Vigilância em Saúde (Vigitel) em 2021 revela que 57,25% dos brasileiros estão com sobrepeso, o índice traz preocupações para a saúde.

E como obter um emagrecimento saudável? A resposta está no equilíbrio! É preciso aliar bons hábitos de vida como alimentação e hidratação adequada com atividades físicas, um sono recuperativo e até mesmo com o gerenciamento do estresse.
Todos esses fatores, juntos, auxiliam não apenas na perda de peso, mas na manutenção da saúde como um todo.

Nesse artigo vou apresentar 10 dicas infalíveis de como emagrecer com saúde, assista o vídeo abaixo e leia a matéria para entender como isso pode funcionar e te ajudar a alcançar seus objetivos.

Perder peso de maneira gradativa é fundamental para manter o organismo nutrido e emagrecer sem riscos. Por isso evite o uso de medicamentos e dietas drásticas.

Por mais que seja preciso e você tenha pressa em perder peso, é extremamente importante lembrar que  se não agir corretamente, seu corpo poderá sofrer diversas consequências.

Além disso, quanto mais equilibrado e saudável for o seu processo de emagrecimento, menores serão as chances de recuperar o peso eliminado. Por isso, o primeiro passo para emagrecer com saúde é ter paciência.

Assista a reportagem e faça um acompanhamento nutricional com um profissional qualificado!

Quando você se submete a dietas que tenham restrições calóricas severas, você terá, sim, uma grande perda de peso em um curto espaço de tempo.

Contudo, boa parte desse peso pode ser massa magra. Isso significa que seu metabolismo pode desacelerar.

Restrições drásticas também podem desencadear compulsões alimentares que, associadas ao metabolismo lento, aumentam as chances da recuperação do peso anteriormente perdido.

Além disso, tem-se ainda o ganho de mais peso se comparado ao perdido.

Resultado: uma “bola de neve”. Você começa a achar que não tem mais jeito, se desmotiva e a situação só piora.

Por isso, não sujeite o seu organismo a dietas que podem prejudicar a sua saúde.

Procure profissionais que possam te ajudar a emagrecer com saúde, crie uma rotina de exercícios, reeduque sua alimentação.

Tente combinar alimentos que possam nutrir e saciar com alimentos que você também sinta prazer em comer.

Para emagrecer com saúde, alguns preceitos devem ser observados e seguidos para garantir um bom resultado

1º) Faça uma avaliação nutricional para entender os excessos, carências e descobrir a sua real necessidade ✅

A avaliação do estado nutricional do indivíduo é fundamental no estabelecimento do diagnóstico nutricional. Consiste da obtenção de dados de hábitos de vida e alimentares, exames físicos, bioquímicos, antecedentes e composição corporal.

2º) Evite produtos industrializados ✅

A elevada utilização de alimentos industrializados traz inúmeros riscos para a saúde. Para tornar estes alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes usam algumas dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. Sem contar o excesso de gordura, açúcar  e sódio presente na maior parte das composições.

3º) Inclua mais produtos naturais no seu dia a dia ✅

Os alimentos naturais têm mais fibras, vitaminas, minerais e nutrientes que não perderam seus principais componentes durante a produção e processamento.

4º) Monte o seu prato de forma diversificada nutricionalmente ✅

Ao diversificar a sua alimentação você terá acesso a uma quantidade maior de nutrientes e passará a desfrutar de novos sabores. Inclua e explore as cores não apenas nas principais refeições, mas em todo o contexto do dia. Explore a variedade que a natureza oferece.

5º) Evite distrações na hora de se alimentar: como o uso de celular, TV, computador, etc. ✅

Essas distrações podem te fazer comer mais e não prestar atenção na mastigação e no que está comendo.

6º) Cuidado com as calorias liquidas, com os beliscos e com o excesso de gordura nas preparações. ✅

As bebidas podem possuir muitas calorias vindas, principalmente, de seu conteúdo de carboidratos. E essas calorias não trarão a mesma sensação de saciedade que você teria ao ingerir comida. Cuidar dos beliscos também é fundamental, pois muitas vezes comemos sem perceber. Outro ponto importante é cuidar da quantidade de gordura utilizada na hora de preparar os alimentos, uma dica é ter um pincel de silicone e untar a panela na hora de preparar os alimentos.

7º) Evite pular refeições ✅

Quando pulamos alguma refeição, estaremos com uma fome duplamente maior quando formos comer novamente. Quanto maior a sua fome, menor será a sua consciência na hora de fazer as escolhas alimentares.

8º) Procure fazer as refeições em lugares tranquilos, sem pressa. Mastigue devagar e saboreie os alimentos ✅

Mastigar bem os alimentos facilita o processo de digestão, pois os alimentos ficam menos tempo no estômago, além de aumentar a absorção de vitaminas e minerais. Também é possível controlar os sintomas de azia, gastrite ou refluxo apenas com uma higiene alimentar adequada.

9º) Tente diferenciar a fome fisiológica da fome psicológica, verificando se a necessidade de se alimentar realmente existe ou se está apenas compensando um desejo psicológico. (Caso tenha dificuldade neste quesito, procure a ajuda de um profissional) ✅

A fome fisiológica é a fome física, são sinais que o corpo manda quando a pessoa precisa comer para sobreviver, comer nutrientes para realizar suas funções vitais. Já a fome psicológica não tem a ver com as nossas necessidades fisiológicas, e sim, com nosso estado de humor ou mental.

10º) Exercite-se! Uma boa caminhada regular já ajuda. ✅

A prática de exercícios físicos de de forma contínua trás inúmeros benefícios como o controle de peso, a diminuição de riscos de desenvolver doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardiovasculares) ou atenuar seus sintomas, também aumenta a sensação de bem-estar. Assim você estará equilibrando sua saúde física e mental.

Como emagrecer com saúde

Para emagrecer com saúde, é preciso manter hábitos de vida saudável e ter uma alimentação equilibrada,  que seja composta principalmente de alimentos naturais ou minimamente processados. É fundamental que no dia a dia a alimentação seja  baseada em mais verduras, legumes, frutas, sementes e castanhas, também é fundamental inserir boas fontes de carboidratos como arroz, mandioca, batatinha, pães de fermentação natural e proteínas como carnes, ovos e queijos.

Além disso, é fundamental  evitar que os alimentos industrializados ou ultra processados não façam parte da rotina, pois na maioria das vezes são  ricos em gorduras artificiais, açúcar e sódio, alguns exemplos são nuggets, salsicha, mortadela e margarina, refrigerantes, doces e biscoitos, temperos em em cubo e sopas prontas.

Cozinhar a sua própria comida é um grande passo para comer melhor e com mais qualidade.

Veja mais em Mitos e verdades sobre perda de peso e alimentação saudável

 

Escrito por:

Picture of Mirian Cavalin

Mirian Cavalin

Compartilhe este post

Categorias