Verão tem tudo a ver com verduras e frutas frescas, mas com o excesso de calor esses alimentos tendem a estragar muito mais rápido.
Mas calma, para tudo tem um jeito e o segredo está no planejamento e na organização.
Assista a reportagem abaixo e aprenda as melhores formas de conservação e armazenamento:
Também deixo um passo a passo para você se organizar:
O PRIMEIRO PASSO – Começa no supermercado.
Comprar o que será consumido na semana: Não exagere nas quantidades, compre somente o que irá consumir na semana.
Alimentos que não estão danificados: Na hora de comprar preferir frutas que não estão tão maduras e verificar se não estão amassadas, batidas, com rachaduras ou danificadas, pois irá aumentar a deterioração.
SEGUNDO PASSO – Higienização.
Higienize e enxugue antes de guardar, enxugue cuidadosamente cada, folha, fruta e legume. Deixar os alimentos úmidos acelera o apodrecimento.
Uma opção menos lesiva na hora de higienizar é a utilização de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) a 3%, sendo útil para desinfetar frutas e verduras graças à forte ação antisséptica, antibacteriana e fungicida.
Para cada 1 litro de água adicionar:
- 2 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes – Peróxido de hidrogênio à 3%
- 2 colheres de sopa de vinagre de álcool
- Deixar de molho por 15 minutos
OBS.
- Não reaproveitar a água para outras higienizações, é preciso preparar outra solução;
- A Água oxigenada para o consumo humano, não pode ter nada mais nos ingredientes a não ser água oxigenada);
- O vinagre tem que ser de álcool (sem corantes).
TERCEIRO PASSO – Armazenamento.
Sempre guardar os alimentos separados uns dos outros – Isso vai retardar o apodrecimento e impedir que um contamine o outro.
Ex: Todas as frutas juntas na fruteira – Elas liberam gases e 1 acelera o amadurecimento da outra o correto é fazer a separação das frutas.
Resfriamento: Outra opção do armazenamento é o resfriamento, por tornar as reações químicas mais lentas. Frutas verduras e legumes de 5 a 10C.
Frutas inteiras devem ficar na gaveta inferior da geladeira – Os gavetões são as partes menos refrigeradas ideais para guardar frutas e vegetais. Esse é o modo mais eficaz de prolongar o tempo de conservação dos alimentos.
Produtos cortados são suscetíveis à deterioração, armazenar em embalagens bem vedadas.
A estratégia de resfriamento pode ser combinada com outros sistemas como colocar as frutas em potes de vidros para evitar a passagem de oxigênio (precisa ser pote que feche bem e de preferência com travas para que as frutas não ressequem).
Abaixo eu listei as principais dúvidas que surgem em consulta:
Todas as frutas podem ser guardadas em geladeira?
Sim, todas podem ser guardadas na geladeira para ajudar a controlar o amadurecimento, mas o ideal é que sejam colocadas na geladeira só de pois de maduras. Eu posso deixar na fruteira se ela ainda estiver e de vez. (Quando a fruta está quase madura) pq aí não vai afetar tanto as qualidades sensoriais, como o aroma, o sabor ou textura.
Tem alguma fruta que não pode ir para a geladeira?
Todas as frutas podem ir para a geladeira. Porem as frutas tropicais, como banana, abacaxi e mamão, e laranja e limão o ideal seria armazenar fora da geladeira para preservar o sabor e nutrientes.
O calor acelera o amadurecimento das frutas?
Sim, o calor desencadeia a atividade de algumas enzimas e a produção de etileno. O etileno é um hormônio vegetal gasoso que é responsável pelo amadurecimento dos frutos.
Curiosidade: Muitas pessoas utilizam o etileno para amadurecer frutos em sua casa sem entender ao certo o processo. Ao enrolar frutas ou colocá-las em locais fechados, como o forno do fogão, estamos “aprisionando” o gás etileno liberado pelos frutos, acelerando, assim, o processo de amadurecimento.