22 de abril de 2022

Como comprar um bom Ômega 3

Vidro de ômega-s
Tempo de Leitura : 3 minutos

O consumo de Omega 3 oferece grandes benefícios ao nosso organismo e nas lojas e farmácias, é possível que você encontre uma ampla variedade deste suplemento.

Porém para usufruir de todos esses benefícios é preciso saber comprar um ômega 3 de boa qualidade, para isso é preciso ficar atento aos seguintes critérios:

Pureza – A ausência de metais pesados e contaminantes.

É fundamental que a pureza do óleo em relação a metais pesados e contaminantes seja comprovada por um órgão certificador especializado, como o IFOS (InternationalFishOil Standards Program), que é uma é uma certificação de referência mundial na qualidade de pureza, oxidação e controle de metais pesados. Avalia a concentração, a estrutura química do óleo e também a pureza, mostrando a livre contaminação de metais pesados.

Uma vez que as substâncias químicas que entram no ecossistema como resultado da atividade industrial contaminam as águas do mar ou peixes de cativeiro e se acumulam no tecido gorduroso dos peixes, estas toxinas podem comprometer a qualidade do ômega-3 extraído desses tecidos.

O selo IFOS é um padrão ouro quando se trata de qualidade e confiabilidade de ômega 3 a certificação é referência mundial no controle de qualidade.

Outra certificação de grande relevância é o MEG -3 que além de certificar que o ômega 3  é livre de metais pesados ela garante que o ômega 3 vem de peixes do Norte do Canadá.

A maior parte de ômega 3 do mundo vem de peixes pescados no sudeste asiático, no mar da China que é o mar mais poluído do mundo e mesmo que retirem esses metais pesados pode ser que sobre outros poluentes, já o mar do Canadá é um dos mais puros do mundo.

Ele também irá certificar que o ômega 3 que você está comprando não veio da caça predatória.

Concentração – Cuidado com a enganação, é preciso olhar quanto de ômega tem em cada cápsula.

Algumas organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente. Aqui não estamos falando de pessoas com alguma patologia especifica, onde as doses seriam bem maiores.

A informação sobre concentração do DHA e EPA consta sempre na embalagem do produto.

Verifique a proporção dos ácidos graxos EPA e DHA por cápsula. Quanto maior a concentração de EPA e DHA, mais concentrado e puro será o óleo

Um bom suplemento de Ômega 3 deve possuir um alto teor de ômega 3 em suas cápsulas. (ver as proporções de EPA e DHA por cápsula em informações nutricionais). O EPA é Indicado principalmente para a função cardiovascular, e o DHA tem importante função na parte cognitiva. Geralmente as melhores marcas oferecem acima de 60% de Ômega 3 por cápsula de óleo de peixe.

Quantidade por Cápsula: Aqui geralmente é onde acontece a pegadinha do malandro.

Observe quantas cápsulas você precisará consumir para atingir aquela quantidade informada.  As marcas colocam aparentemente uma boa dosagem na frente da embalagem e atrás em informações nutricionais a informação de que para atingir aquela quantidade seria necessário consumir 3 ou 4 cápsulas.

Forma: a gordura disponível encontrada nos suplementos de ômega-3 costuma ser em triglicerídeos (TG) ou Etil Éster (EE). TG apresenta maior biodisponibilidade (cerca de 30% a mais) em razão do processo de metabolização e absorção, o que ressalta a superioridade da forma TG.

Analisar se não está escrito Processado, o método de processamento é utilizado para tirar a contaminação, porém quando é utilizado esse método diminui a absorção em 50%, será eliminado a metade pelas fases o método de etil éster é difícil de ser absorvido. O correto é estar em forma de triglicerídeos ou fósfolipideos e ter os selos que citei acima.

Embalagem – Ter uma embalagem de qualidade que não deixe que os raios solares atinjam o produto para não oxidar e não danificar o mesmo, perdendo sua eficácia e ainda prejudicando nossa saúde. Cuidado para a cápsula não estar oxidada.

Cápsulas – Cápsula gastroresistente OU de liberação intestinal (“Enteric Coated”): são de melhor absorção e evitam que fique um certo gosto de peixe na boca.

Algumas empresas utilizam óleo de girasol para completar a cápsula, não faz sentido colocar omega 3 junto com o 6.

Fórmulas aprimoradas: ainda há suplementos que incrementam suas fórmulas com ingredientes que potencializam os benefícios do ômega-3 ou melhoram a sua absorção, como versões gastrorresistentes.

Ao se deparar com um ômega 3 muito barato, desconfie, pois ele provavelmente não atende a todos os requisitos de qualidade. Neste caso é melhor não consumir.

E por fim não se iluda, um bom ômega 3 tem um custo relativamente alto, porém os benefícios como citado na matéria “Ômega 3 o melhor suplemento do mundo” são incríveis!

 

 

Escrito por:

Picture of Mirian Cavalin

Mirian Cavalin

Compartilhe este post

Categorias