Uma forma de começar a semana de uma forma mais natural, consciente e equilibrada é ofertar ao nosso corpo uma boa ingestão de nutrientes, fibras, vitaminas e minerais.
Abaixo trago 3 superalimentos para inserirmos na rotina diária.
CÚRCUMA– É uma planta bastante conhecida mundialmente em virtude de suas propriedades medicinais e de seu uso culinário.
É uma planta originária da Índia e do sudoeste da Ásia. Também conhecida como açafrão-da-terra, pertence à mesma família do gengibre.
Sua composição química é bastante variada e dentre os diversos componentes a curcumina é a que mais apresenta estudos farmacológicos para diversas propriedades terapêuticas, tais como; atividades anti-inflamatória, antiviral, bactericida, antioxidante, antifúngica e anticarcinogênica. A curcumina apresenta ainda efeitos neuroprotetores no tratamento e prevenção da Doença de Alzheimer e de Parkinson.
É no rizoma (um tipo de caule subterrâneo) da cúrcuma longa que está o componente mais ativo da planta e a adição de pimenta do reino (Piper nigra) pode ser administrada concomitantemente com a curcumina para aumentar a biodisponibilidade que sozinha é muito baixa. A gordura é outro componente que também aumenta muito a biodisponibilidade e absorção da cúrcuma;
AGRIÃO: O agrião é uma folha frequentemente esquecida, que contém uma poderosa força de nutrientes.
É conhecido como um dos mais nutritivos vegetais e por ser rico em vitamina C, A e K, melhorar a saúde dos olhos e da pele, fortalecer o sistema imunológico, previne doenças cardíacas como infarto e aterosclerose.
Possui ainda clorofila e valiosos sais minerais como cálcio, fósforo, enxofre e ferro. Uma porção de 34 gramas de agrião fornece mais de 100% do IDR de vitamina K, uma vitamina necessária para coagulação do sangue e ossos saudáveis.
Com muitos nutrientes, o agrião está classificado em primeiro lugar na lista PowerhouseFruitsandVegetables do Centro dos EUA para Controle de Doenças.
O ideal é consumir o agrião todo, com o talo. Os talos possuem os mais importantes nutrientes, como o iodo, considerado um elemento mineral indispensável no metabolismo da tireoide.
ABACAXI: Não é a toa que o abacaxi é considerado o “Rei dos Frutos”. Por ser rico em vitaminas e minerais, trás inúmeros benefícios para a saúde.
A atividade antioxidante do abacaxi ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico na guerra contra as doenças crônicas e o câncer.
Também conta com uma alta concentração de bromelina uma enzima digestiva natural que auxilia na digestão e melhora a imunidade.
Estudos recentes trouxeram que essa enzima gera no intestino a encefalina, peptídeo normalmente produzido no cérebro e que tem efeito semelhante ao da morfina. Além dos efeitos analgésicos o abacaxi também tem atividade antiinflamatória.
A Bromelina está presente em todas as partes do Abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule do fruto,